As melhores dicas para economizar dinheiro

Para investir de maneira mais inteligente, é fundamental economizar no dia a dia. Afinal, é muito melhor empregar seu dinheiro em investimentos do que em gastos fúteis que não renderão frutos.

Para dar uma força, vamos listar algumas dicas imperdíveis para cortar gastos e poupar dinheiro com pequenas atitudes. Assim, sobrará mais para viabilizar a tão sonhada estabilidade financeira no futuro. 

Registre suas despesas

Para poupar dinheiro, o primeiro passo é manter todas as despesas sob controle. Por isso, registre todos os gastos, separe-os de acordo com sua natureza, especifique o meio de pagamento e se foi à vista ou a prazo. Você pode fazer isso usando um app, um bloco de notas, uma planilha ou a maneira como preferir: o importante é não esquecer de contabilizar nada. Fazendo isso, você vai identificar que gastos podem ser cortados ou reduzidos. 

Não ignore pequenos gastos do dia a dia

Você pode até pensar que pequenas despesas não fazem diferença no seu orçamento, mas elas podem virar uma bola de neve. Muitas vezes, as despesas inocentes, somadas, fazem um rombo no orçamento. Por isso, fique atento! 

Postergue as compras de grande valor 

Antes de desembolsar uma alta quantia por determinado produto, pense em alternativas, pesquise preços e avalie se você realmente precisa daquilo. Muitas vezes, paga-se caro em compras por impulso que, no fim das contas, nem eram necessárias.

Tenha uma meta de poupança mensal

Não importa se você pode poupar muito ou pouco: estabeleça uma meta que caiba em seu orçamento e procure obedecê-la todos os meses. 

É importante lembrar que a poupança mensal deve ser encarada como uma despesa fixa, tão importante quanto a fatura de água, luz, gás ou telefone. Assim, você não vai negligenciá-la. 

Pague as contas assim que receber o salário 

Procure programar o vencimento de suas contas fixas para o dia seguinte ao dia do pagamento, e pague-as o quanto antes. Assim, além de evitar atrasos (e multas!), é possível enxergar exatamente o quanto sobra para as despesas adicionais. Fica bem mais fácil se organizar financeiramente e economizar dinheiro com essa visão mais clara. 

Tenha um teto de gastos

Uma boa maneira de evitar gastos desnecessários é criar metas para as despesas, separando-as por categorias. Você pode dividir da maneira que achar mais conveniente mas, em geral, uma boa equação é destinar 50% da renda para gastos essenciais, como o aluguel e a alimentação, 15% para prioridades financeiras (como o pagamento de dívidas) e 35% para atividades relacionadas ao seu estilo de vida, como os gastos com lazer e cultura. 

Arredonde as despesas para cima e a renda para baixo

Na hora de criar as metas de gastos, é importante arredondar o valor das despesas para cima e a sua renda para baixo, afinal, é melhor sobrar do que faltar.

Estipule prazos para seus objetivos financeiros

Não importa se seu objetivo maior é quitar dívidas, trocar de carro, dar entrada em um apartamento ou fazer uma viagem internacional: você deve estabelecer prazos realistas, pois colocar datas em suas metas dá uma motivação extra para cumpri-las. 

Faça listas de compras

Na hora de fazer as compras do mês, liste o que você realmente precisa e pesquise preços para conseguir os melhores descontos. Procure se ater a essa lista, sem fugir muito do que foi programado. Muitas das compras que fazemos no supermercado por impulso se mostram supérfluas e podem prejudicar o orçamento.

Utilize cupons de desconto

Hoje existe uma grande oferta de sites que oferecem cupons de desconto para restaurantes, programas culturais e até viagens. Considere acompanhar as promoções e aproveitar as ofertas para desfrutar da vida gastando muito menos!

Menos cartão, mais dinheiro vivo

Usar muito o cartão de crédito passa a falsa impressão de que há mais dinheiro disponível do que a quantia que realmente está na conta. Por isso, sempre que possível, evite utilizá-lo e priorize fazer compras em espécie. De quebra, o pagamento à vista pode render ótimos descontos!

Resista à tentação dos e-mails promocionais

É cada vez mais corriqueiro que as lojas virtuais enviem ofertas por e-mail, e nem sempre é fácil não cair na tentação de comprar algo só porque estava barato. Por isso, evite abrir todos os e-mails marketing em sua caixa de entrada e tenha o senso crítico de só comprar se efetivamente precisar.

Não use compras como recompensa 

Quem nunca se viu tentado a fazer uma compra como recompensa após um dia difícil no trabalho? Pois é, o problema é que esse hábito pode ser prejudicial, já que essas compras, muitas vezes, são impulsivas e supérfluas. O ideal é encontrar outros mecanismos para obter sua realização, como um passeio no parque, um piquenique ao ar livre ou uma sessão de cinema em casa. 

Seguindo essas dicas, ficará mais fácil poupar dinheiro. Assim sobra mais para você investir e viabilizar seus sonhos. Que tal começar hoje mesmo a colocar essas mudanças em prática?