Aprenda a avaliar e controlar os resultados dos investimentos

Atingir altas rentabilidades e acelerar o crescimento do patrimônio é o sonho de todo investidor. Entretanto, alcançar esses objetivos não é nada fácil. Além de muito comprometimento e uma boa estratégia, é também necessário avaliar e controlar constantemente os resultados dos investimentos.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas abaixo!

Fique atento às taxas e aos impostos

Conhecer as taxas envolvidas na hora de fazer um investimento é crucial para que você consiga avaliar a rentabilidade no futuro.

Por isso, esteja ciente sobre qual é a rentabilidade bruta contratada, bem como quais são as taxas que serão cobradas durante o período em que o dinheiro estiver investido.

Algumas corretoras de valores, por exemplo, podem cobrar taxas de administração que precisam entrar na conta no momento de calcular a rentabilidade.

Da mesma forma, não se esqueça de considerar os impostos, como o imposto de renda (IR) e o IOF, que podem incidir sobre determinadas aplicações.

Registre todas as movimentações de dinheiro

Anotar todos os aportes e retiradas é essencial para um bom controle dos investimentos. Isso porque retiradas antes do prazo estabelecido no momento da aplicação podem afetar a rentabilidade do investimento. É o que ocorre, por exemplo, com alguns títulos do Tesouro Direto, como o IPCA e os títulos prefixados.

Nesses casos, a rentabilidade contratada é garantida apenas na data de vencimento do título e, portanto, você estará sujeito às oscilações do mercado se optar por retirar o dinheiro antes do prazo estipulado.

Se não tiver certeza se vai ou não precisar do dinheiro antes do prazo de vencimento do título, dê preferência a investimentos de liquidez diária. Uma boa opção é o Tesouro SELIC ou algum CDB com essa característica.

Acompanhe os resultados dos investimentos com frequência

Um investidor precisa estar sempre atento à economia e mudanças do mercado, pois o contexto pode influenciar muito na rentabilidade dos investimentos.

Por isso, defina um dia da semana (ou do mês, dependendo da sua disponibilidade) para acompanhar seus investimentos e manter-se atualizado.

Faça suas análises e, se verificar que as coisas não estão saindo como o planejado, reveja sua estratégia, alterando-a se julgar necessário.

Tome cuidado apenas para não incorrer em perdas desnecessárias caso opte por mudar de estratégia de uma hora para outra. Analise bem antes de tomar qualquer decisão e recorra a um especialista ou consultor financeiro se for preciso.

Conte com a ajuda de um software especializado

A esta altura é provável que você esteja pensando que controlar minuciosamente os resultados dos investimentos está fora de seu alcance. De fato, fazer isso é uma tarefa que exige conhecimento e tempo.

Entretanto, para facilitar todo esse trabalho você pode contar com softwares especializados que ajudam no gerenciamento da sua carteira, gerando relatórios e gráficos importantes para suas análises e controle.

É exatamente isso que nós do LiveCapital fazemos. Nossa ferramenta facilita o controle dos seus investimentos em renda fixa, variável e em fundos, sendo possível personalizar o uso por meio de diferentes Widgets.

Assim, você vai conseguir reunir apenas as informações que são relevantes para você, tudo totalmente online e de forma segura. Seja você um investidor autônomo ou um consultor financeiro, nossa ferramenta vai tornar seu trabalho muito mais fácil.

Quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo a controlar os resultados dos investimentos? Não perca tempo e entre em contato conosco!

Sobre o Autor

LiveCapital

LiveCapital é um gerenciador de investimentos que ajuda você a controlar online todas as suas ações, derivativos, fundos, renda fixa e outros ativos.