Investir na bolsa: como saber se é o melhor momento?

Você quer investir na Bolsa, mas não sabe como identificar o melhor momento e as melhores oportunidades? É importante você saber que esse tipo de investimento oferece uma excelente rentabilidade, porém, em contrapartida, seus riscos também são maiores.

Devido a isso, é de suma importância que você conheça bem suas aplicações e crie estratégias eficientes para diminuir, ao máximo, suas chances de perdas.

Neste post ajudaremos você a conhecer estratégias sobre o market timing, que consiste em ajustar suas aplicações com o movimento de alta ou baixa das ações. Confira!

Como funciona esse investimento?

Investir na Bolsa é um tipo de aplicação que traz consigo muitas oportunidades de negócio. Operações na Bolsa de Valores nada mais são do que a compra e venda das ações de empresas com capital aberto, ou seja, ao adquirir esse tipo de papel, você se torna sócio do negócio.

Esses títulos tendem a valorizar com o crescimento ou tendência de alta da economia, pois, as empresas investem em seus negócios quando estão confiantes no momento presente ou no futuro do país. Com isso, as ações são valorizadas.

Para operar na BMF&Bovespa é necessário a contratação de uma corretora de valores, que fará a intermediação das operações para o investidor. Somente a corretora pode movimentar seu dinheiro, mas caso esta venha a falir, a quantia investida estará protegida pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

Quais são as vantagens de investir na Bolsa?

A segurança é uma grande vantagem de se investir na Bolsa, pois, além da CBLC, seu capital também está resguardado pela Bovespa Supervisão de Mercados, por meio do MRP – Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos.

Outras vantagens são a acessibilidade e a comodidade. Você pode começar seus investimentos em Bolsa com apenas R$ 100,00, sem ter necessidade de nenhum aporte mensal da sua cada ou de qualquer outro lugar, pois, as operações são online. É só abrir uma conta na corretora e você terá acesso à plataforma de investimentos, chamada de Home Broker.

A rentabilidade, sem dúvida, é o benefício que mais leva investidores para Bolsa, pois esse tipo de operação oferece a possibilidade de altos ganhos. Mas para tanto, você precisa da conjuntura de uma boa estratégia com timing oportuno.

Quando é o melhor momento para investir na Bolsa?

Ao contrário do que muitos pensam, comprar e vender ações não é um jogo de azar ou sorte. É preciso ter um plano estratégico para operar utilizando o movimento do mercado de maneira favorável para a lucratividade de seus investimentos.

Conheça algumas orientações para saber qual o melhor momento de investir na Bolsa:

  • Defina sua estratégia

Estabeleça metas para seus investimentos. Você quer trocar de carro? Fazer uma viagem pelo sul da Ásia? Quer comprar uma casa? Comece por determinar qual seu objetivo ao investir na Bolsa. Dessa forma, você facilitará seu planejamento financeiro para delinear o valor e em quanto tempo quer o retorno das suas aplicações.

Especialistas são unânimes em recomendar a diversificação da carteira de ações como a principal estratégia para se investir na Bolsa. Como a volatilidade desse mercado é comum, isso fará com que você trabalhe com um cenário de menor risco, evitando perdas.

  • Compre ações baratas

O megainvestidor Warren Buffet tem como filosofia de investimento comprar ações boas e baratas. Para saber quais ações estão em baixa e tendem a valorização no futuro, é preciso utilizar dois tipos de análises. Para a Fundamentalista a empresa é o valor que ela produz, enquanto a Análise Técnica identifica se os papéis estão realmente baratos.

  • Pense a longo prazo

Se você compra e vende ações no longo prazo, os custos das vendas ficam baixíssimos, evitando perdas desnecessárias do seu capital. Você também pode ganhar com os dividendos, além de receber pela possível alta das ações.

Investir na bolsa é uma missão arriscada, mas que pode se tornar muito lucrativa se você souber colocar em prática as estratégias traçadas. Portanto, antes de realizar suas aplicações, faça um planejamento, defina seus objetivos e quais técnicas serão utilizadas para alcançá-los. Somente assim será possível ter sucesso nesse tipo de investimento.

E você, tem alguma estratégia diferente para saber qual o melhor momento em investir na Bolsa? Deixe seu comentário aqui!