Como ganhar dinheiro comprando ações? Aprenda em 6 passos simples!

Para quem deseja diversificar a carteira e obter bons resultados, saber como comprar ações é fundamental. Ao fazer tudo do jeito certo, é possível ter acesso a uma das melhores opções da renda variável, trazendo robustez e melhor desempenho financeiro.

Para quem está começando agora, é preciso ter cuidado com algumas questões, de modo a favorecer as chances de chegar a seus objetivos.

Portanto, veja 6 dicas práticas para realizar essa compra e saiba tudo!

1. Tenha uma conta em uma corretora

Para fazer a aquisição adequada aos seus interesses ao comprar ações, é necessário começar com a conta em uma corretora. É essa instituição que intermediará todo o processo, de modo a garantir maior segurança.

Procure uma corretora de qualidade, que seja experiente no mercado e que tenha um bom atendimento para um investidor com seu perfil. Com um bom relacionamento nesse sentido, as próximas etapas ficam mais fáceis.

2. Compreenda as formas de comprar e investir

Na sequência, é importante aprofundar-se e conhecer quais são as principais maneiras para fazer essa aplicação. As ações ETFs são fundos que permitem a negociação de acordo com índices predeterminados, como o Ibovespa, e que tem vários ativos.

Outra forma é se juntar a um fundo de investimento, em que os participantes oferecem o dinheiro que é movimentado por um administrador. Essa é uma opção útil para quem está começando e, relativamente, tem menos riscos.

Já quem tiver maior conhecimento pode apostar em montar a própria carteira de ações. É preciso, porém, ter muito cuidado para que essa escolha não comprometa a rentabilidade e leve à perda de oportunidades.

3. Fique de olho em quais são as taxas

Em praticamente todos os casos, o investimento leva a encargos financeiros. Assim, além de saber como comprar ações, você deve se preocupar com essa análise. Confira, por exemplo, qual é a taxa de administração praticada pela corretora, já que é um dos principais valores.

Quanto aos fundos, analise a presença de taxa de performance — caso a rentabilidade atinja um patamar determinado, há maior incidência de cobrança. Além disso, não se esqueça de analisar o valor a ser pago pelas possíveis transações e, é claro, ao Imposto de Renda.

4. Não ignore os riscos existentes

Comprar ações significa investir na renda variável e, com isso, correr mais riscos. No entanto, não é porque eles fazem parte da abordagem que devem ser ignorados.

O seu dinheiro tem que ser aplicado de forma inteligente e com o mínimo de previsibilidade. Então, analise quais são os riscos. Investir com sucesso, especialmente na Bolsa de Valores, não é questão de sorte e, sim, de preparo.

Use indicadores, análises e até históricos de desempenho para entender quais opções são, de fato, benéficas e menos arriscadas para a sua situação.

5. Faça um acompanhamento próximo das ações

Com o dinheiro investido, é fundamental fazer um acompanhamento bem de perto. Analise informações do mercado, índices da economia e acompanhe as notícias. Qualquer elemento pode causar uma modificação na sua rentabilidade. Por isso, é prudente ficar atento.

Ao mesmo tempo, é importante ter sangue frio e estratégia. Ser reativo nessa atuação raramente é uma boa ideia. Por isso, o acompanhamento não deve ser, sempre, o motivo para vender ou comprar ações.

6. Conte com ajuda especializada

Quanto maior for o conhecimento sobre essa abordagem, mais fácil ficará chegar a um bom resultado. Para tanto, é bastante recomendado ter ajuda especializada.

Isso pode ser na forma da orientação de um profissional, o qual poderá auxiliar a realizar compras mais efetivas e lucrativas. Um assessor de investimentos, portanto, faz a diferença.

Também vale a pena ter um sistema de controle de ativos financeiros. Isso facilita o entendimento da sua carteira, permitindo que você aprenda e otimize sua abordagem.

Agora que já sabe como comprar ações, prepare seus recursos e busque cada vez mais conhecimento. Além disso, toda ajuda profissional é bem-vinda, auxiliando a obter a desejada rentabilidade.

Se ainda tiver alguma dúvida ou se possuir uma dica imperdível, comente e não deixe de participar!