6 dicas para montar uma carteira de investimentos de sucesso

Mais do que encontrar um investimento que promete alta rentabilidade, ser um investidor bem-sucedido exige planejamento e estratégia. Independentemente do prazo ou dos seus objetivos, montar uma carteira de investimentos de sucesso é fundamental para que o dinheiro trabalhe por você.

Entre tantas opções disponíveis no mercado, é comum se sentir perdido sobre que opção escolher e como usar os recursos de maneira otimizada. Em vista disso, vamos ajudar na tarefa: anote as 6 dicas que separamos e faça a melhor seleção de investimentos para melhorar suas possibilidades de ganhos!

1. Entenda qual é o seu perfil de investidor

O primeiro passo para conseguir bons resultados nessa elaboração é conhecer o seu perfil de investidor. Caso você seja conservador, precisará ter uma carteira adequada, com menos riscos e rentabilidade menor.

Já se for moderado, estará disposto a correr alguns riscos para ter um ganho melhor. Sendo arrojado, seu apetite ao risco será tão grande quanto o rendimento que deseja.

Pondere sua situação, seus objetivos e seu comportamento, de modo a entender qual é a abordagem que mais se encaixa e qual é o ponto de equilíbrio ideal para a sua carteira.

2. Conheça mais sobre outras formas de investimento

Antes de aplicar o primeiro centavo em qualquer opção, é fundamental aumentar o seu conhecimento sobre variados tipos de investimentos. Se você é arrojado, provavelmente não conhece tanto de renda fixa — o mesmo vale para quem é conservador, a respeito da renda variável.

Para não perder boas oportunidades, procure entender como os principais investimentos funcionam, quais são os seus possíveis resultados e qual é a indicação de cada um.

3. Sempre analise e controle os riscos

Por mais segura que seja a sua aplicação, ela não é inteiramente livre de riscos. De maneira oposta, mesmo que você seja muito arrojado, é preciso se precaver.

Portanto, é fundamental estar sempre atento a esses elementos na hora de criar uma carteira de investimentos de sucesso. Entenda a situação atual e as projeções do mercado e verifique, também, o desempenho histórico de cada opção, fazendo uma análise consistente.

4. Invista em diversificar a carteira

Ser um investidor de sucesso significa diminuir os possíveis erros e prejuízos, contornando-os antes mesmo que aconteçam. Ao ter apenas uma ou duas opções na carteira, as chances de fazer isso caem bastante.

Portanto, é indispensável investir na diversificação. Busque oportunidades com riscos, comportamentos e padrões diferentes. Assim, é possível chegar a uma configuração adequada para seu perfil e seus interesses.

5. Fuja da falsa diversificação

Porém, tome cuidado com a falsa sensação de que a carteira está diversificada. Se você tem vários investimentos, mas a maioria deles não tem a ver com o seu perfil, então, a ação não é efetiva.

De modo semelhante, ter várias opções somente na renda fixa e/ou em um único mercado não diminui os riscos. Em vez disso, é necessário direcionar esforços e recursos para opções tanto variadas quanto bem planejadas. Com fundos que investem no exterior, por exemplo, você diversifica no tipo de renda e, principalmente, no mercado.

Tomando esse tipo de cuidado, alterações internas que prejudiquem alguns de seus investimentos provavelmente farão com que a rentabilidade dessa opção se eleve.

6. Acompanhe os investimentos escolhidos

Fez a lição de casa e, agora, conta com uma carteira robusta, bem equilibrada e diversificada? Ótimo, mas o trabalho ainda não acabou!

Na verdade, ser bem-sucedido nessa tarefa é um esforço contínuo e, por isso, é indispensável que você se mantenha atento aos resultados das suas escolhas. Somente assim você conseguirá identificar oportunidades e riscos inesperados, agindo para favorecer o próprio desempenho financeiro.

Ao aplicar as dicas, montar uma carteira de sucesso será viável e muito mais simples. Ao final, você terá diversificação de rentabilidade, aumento do patrimônio e mais robustez em sua atuação.

Essas orientações foram úteis? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a investirem melhor!