6 dicas para lucrar com o investimento em imóveis

Após um período em queda, investir em imóveis está, pouco a pouco, voltando a ser vantajoso para os investidores. Com a queda da SELIC e, consequentemente, a diminuição da lucratividade da renda fixa, esse tipo de investimento considerado mais tradicional voltou a se tornar popular, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de optar pelo investimento imobiliário. Nesse post, a gente te dá 6 dicas para lucrar com o investimento em imóveis

1- Pesquise bastante antes de mergulhar de cabeça

Para garantir bons negócios, uma pesquisa minuciosa é fundamental. O ideal é comprar com a melhor margem de negociação, atentando-se a fatores como a retomada do financiamento e o repasse da queda de juros ao consumidor. O melhor costuma ser adquirir o imóvel à vista e revendê-lo com acréscimo. Por isso, se você possui capital suficiente para um investimento desse porte, fique de olho em construtoras que estejam liquidando imóveis e aproveite as oportunidades quando elas aparecerem. 

2- Saiba que investir para alugar ainda é uma boa opção

A maior parte dos investidores adquire imóveis pensando na revenda, mas investir para alugar e, assim, gerar uma fonte de renda segura, também pode ser uma boa alternativa. Isso porque existe uma tendência cada vez maior, entre a nova geração, de preferir a flexibilidade do aluguel do que o compromisso da casa própria que tanto encantava a geração anterior. É lógico que, para lucrar com isso, é preciso ficar atento às médias da rentabilidade de aluguéis, que pode variar bastante de acordo com a localização do imóvel. 

3- Encare o imóvel como um negócio

Imóveis são negócios como outros quaisquer. Portanto, na hora de optar por uma compra visando à revenda ou à locação, é preciso agir racionalmente. Ou seja, você não deve adquirir um imóvel para investimento como quem escolhe um imóvel para morar. Os fatores a serem considerados são a valorização da localidade, a acessibilidade, a oferta de transporte público e de serviços essenciais nos arredores, entre outros fatores que atraiam o interesse de potenciais clientes. O seu gosto pessoal não deve entrar em jogo nesse momento. 

4- Venda financiado e lucre com os juros

Um dos jeitos mais fáceis de obter lucro com a venda de imóveis é vendê-los através de um financiamento próprio. Isso implica que o comprador pague juros ao vendedor, e não às instituições financeiras.  Portanto, ofereça essa possibilidade a seus possíveis clientes e veja sua lucratividade aumentar. 

5- Estabeleça parcerias inteligentes

Você não precisa efetivamente saber de tudo, mas, ao terceirizar, é preciso contar com um time que dê conta do seu negócio. Contrate mão de obra especializada, que saiba o que está fazendo, ao invés de optar sempre pela opção mais barata disponível.  Para isso, pesquise bem o mercado, peça referências, saiba o que seu futuro parceiro já fez e, assim, intua o que ele pode fazer por você.  

6- Considere os Fundos Imobiliários 

Para quem busca resultados a longo prazo, uma boa ideia pode ser investir nos Fundos Imobiliários, que nada mais são do que uma comunhão de pessoas que investem em ativos com lastro em imóveis, ou até mesmo em papéis com lastro em mercado imobiliário. Essa é uma opção adequada sobretudo ao investidor mais cauteloso e conservador, que tenha interesse em uma renda variável menos sujeita a oscilações. Outra vantagem dos Fundos Imobiliários é a possibilidade de diversificação, afinal, com uma quantia menor do que seria investida em um imóvel físico, é possível adquirir papéis que contenham vários imóveis, o que acaba trazendo mais segurança ao investimento.  

 

Não se esqueça de que, seja qual for o caminho que você planeje seguir, é sempre bom contar com uma ajuda na hora de gerenciar seus investimentos. Visite o nosso site e saiba como você pode, facilmente, controlar seu patrimônio e fazê-lo se multiplicar!