6 dicas para investir em dólar sem correr riscos

Em tempos de crise e inflação em alta, a tentação de investir em dólar é grande, afinal, trata-se de uma moeda forte e estável que, em tese, é uma boa maneira de proteger o capital financeiro. No entanto, é preciso tomar algumas precauções antes de mergulhar de cabeça nesse investimento. 

Nesse post, vamos dar 6 dicas para você investir em dólar sem risco de perder dinheiro!

1- Avalie o mercado

Não é possível especificar o momento exato do menor preço para comprar dólar, mas é possível prever os momentos mais propícios para investir. Fique atento aos indícios de a economia vive um bom ou um mau momento e utilize esses sinais com sabedoria. Em geral, momentos de crise, ou mesmo de ameaças de crise costumam ser indicativos de que é uma boa hora para começar a comprar dólares.  

2- Prefira comprar ações de empresas exportadoras a comprar a moeda em espécie

Comprar dólar da maneira mais tradicional, em papel-moeda, não é a maneira mais indicada de se investir, porque ao comprar a moeda em espécie em casas de câmbio, o investidor  estará sujeito a taxas, spread e IOF, e o custo-benefício acaba não compensando. Portanto, a não ser que você planeje fazer uma viagem internacional nos próximos meses, é melhor adquirir ações de empresas exportadoras. Como as companhias que operam em mercado internacional recebem as receitas em dólares e pagam as despesas em reais, é correto admitir que elas geram mais lucros quando o dólar se valoriza. É um investimento, portanto, que apresenta mais vantagens para o investidor. 

3- Considere investir através de fundos cambiais

Outra maneira interessante de se investir em dólares é através dos fundos cambiais, fundos de investimentos em que, no mínimo, 80% dos recursos estão diretamente ligados à oscilação de cotação de moedas estrangeiras, e o restante é aplicado em títulos e operações de Renda Fixa. Os fundos cambiais são considerados um jeito simples e seguro de diversificar sua carteira de investimentos. 

4- Não espere lucros exorbitantes

As moedas são consideradas ativos de renda variável, pois estão sujeitas a oscilações. Ao optar pelo investimento em dólar, portanto, o investidor se submete ao risco de mercado, ou seja, o risco da cotação da moeda. Nesse tipo de investimento, não há garantia de obter um bom retorno financeiro ou mesmo de lucrar muito. Na realidade, investir em dólar é uma medida que serve muito mais para proteger o seu capital do que propriamente para gerar lucratividade. Portanto, avalie seus objetivos antes de apostar suas fichas nesse investimento. 

5- Vai viajar? Programe-se com antecedência

Se você planeja fazer uma viagem ao exterior, o melhor é programá-la com antecedência e elaborar um cronograma. Compre os dólares aos poucos, nos meses que antecedem a viagem, pois assim será realizado o chamado preço médio, minimizando os efeitos da oscilação de preço do dólar.

Vale lembrar que, ao utilizar o cartão de crédito no exterior, será preciso pagar o IOF de 6,38%,  e que, além disso, só será possível saber o valor exato da compra no dia do vencimento do cartão, visto que as operadoras de cartão de crédito consideram a coração do dólar no dia do fechamento da fatura. Portanto, se possível, o melhor a fazer é evitar o uso do cartão de crédito em viagens internacionais. 

6- Acompanhe a cotação

Há hoje uma infinidade de sites que disponibilizam consultas do preço do dólar gratuitamente, como o site do Banco Central do Brasil, que tem um histórico de até seis meses para consulta. Há sites, entretanto, que permitem consultas por períodos maiores. O Google Finance, por exemplo, disponibiliza um gráfico que mostra as altas e baixas da moeda desde o ano 2000, permitindo uma análise global e uma avaliação dos melhores momentos para compra e venda da moeda. Acompanhar a cotação regularmente é indispensável para quem quer começar a investir em dólar sem riscos. 

Quer mais dicas de como investir seu dinheiro? Fique de olho em nosso blog e mantenha-se informado sobre as novidades do mercado financeiro.