5 dicas para comprar imóveis em leilão

Para ter lucro com o investimento imobiliário, é preciso identificar boas oportunidades de pagar menos por um imóvel e, posteriormente, poder repassá-lo (por revenda ou locação) com acréscimo. Uma possibilidade interessante é arrematar imóveis em leilões, afinal, em um leilão de imóveis é possível fechar bons negócios imobiliários com valores que chegam até 20% abaixo do mercado.

Um leilão nada mais é do que uma venda pública em que aquele que fizer o maior lance acima do valor mínimo definido em cada lote arremata o item. Há dois tipos de leilão: o Judicial e o Extrajudicial. O Leilão Judicial é aquele em que o imóvel é leiloado para quitação de dívidas do proprietário cobradas em juízo, e o Leilão Extrajudicial é aquele em que o imóvel é levado a leilão por inadimplência. Em ambos os casos, é preciso tomar alguns cuidados antes de se decidir por comprar imóveis em leilão.

Nesse post, vamos dar 5 dicas para você fazer esse tipo de investimento com total segurança.

1- Leia o edital e informe-se

Parece óbvio dizer que, antes de arrematar um imóvel, é necessário que você saiba tudo o que é possível saber sobre ele, mas a verdade é que nem todos os investidores tomam o cuidado de pesquisar bastante antes de dar esse passo.

É necessário se informar não só quanto a origem do item, seu estado de conservação e suas condições gerais, mas principalmente, sobre as normas estabelecidas no edital. É importante lê-lo com muita atenção, pois é nesse documento que constarão todas as informações pertinentes ao leilão, tais como o horário, a data e as condições de pagamento, além de tirar dúvidas sobre a existência ou não de pendências, dívidas a serem quitadas, entre outros dados cruciais.

2- Pesquise o valor do imóvel leiloado

Antes do arremate final, pesquise os valores dos imóveis, pois nem sempre a avaliação para o leilão corresponde à realidade. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa em sites de imobiliárias da região, para estimar o preço de imóveis semelhantes.

Se possível, é importante contar com a ajuda de um bom corretor imobiliário para essa tarefa, afinal, provavelmente ele está acostumado a avaliar imóveis como o que você pretende adquirir todos os dias e pode fornecer uma previsão mais confiável.

3- Determine o seu lance máximo

Com base no valor do imóvel pesquisado previamente, é importante que você defina um teto para a sua oferta que esteja em sintonia com os valores de mercado e, obviamente, com o seu orçamento.

Definir um lance máximo evita que você se deixe levar pela magia do leilão e pela emoção do momento, se endividando mais do que o necessário. Afinal, o objetivo de participar um leilão não é ser campeão em um jogo, mas sim obter lucro.

4- Prefira os imóveis desocupados

90% dos imóveis que são postos em leilão ainda abrigam os antigos moradores, e isso é dor de cabeça na certa! Ao arrematar um imóvel em leilão, o novo proprietário recebe uma carta de arrematação, e com esse documento é possível solicitar sua desocupação. Entretanto, nem sempre isso ocorre imediatamente, pois os antigos ocupantes podem mover recursos contra a execução, em processos que podem ser alongar por meses, ou até anos.

Para evitar mazelas judiciais e outros contratempos, portanto, dê preferência aos imóveis desocupados na hora de fazer sua escolha.

5- Visite o imóvel antes de chegar ao leilão

Na maioria dos leilões imobiliários, a visita prévia ao imóvel leiloado é permitida. Sempre que possível, faça uso desse direito e conheça bem o imóvel que você pretende adquirir!

Fazer uma visita para atestar as reais condições do imóvel, além de conhecer sua localização e a vizinhança antes de se comprometer com a compra são maneiras de evitar problemas e prejuízos futuros.

Tomando alguns cuidados simples e seguindo as dicas acima para se resguardar e garantir a segurança de seu investimento, as chances de você lucrar comprando imóveis leilões imobiliários aumentam muito.