5 dicas de como investir seu décimo terceiro

O fim de ano está próximo e somado ao Natal e às festas de ano novo o trabalhador brasileiro tem outro motivo para comemorar: o recebimento do décimo terceiro. Também chamada de gratificação natalina, o décimo terceiro foi instituído por lei em 1962 e representa um direito do trabalhador, que consiste no pagamento de um salário extra ao final do ano.

Esse pagamento deve ser dividido em duas parcelas, sendo a primeira obrigatoriamente paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro. Já recebeu o seu? Saiba como usá-lo de forma inteligente com as 5 dicas a seguir!

1. Quite dívidas

A oportunidade de começar um novo ano sem nenhuma pendência do passado é uma boa justificativa para usar a renda extra para quitar dívidas. Seja o parcelamento no cartão de crédito ou o empréstimo que você pegou no banco, o décimo terceiro permite que você honre seus compromissos e fique livre dessa obrigação.

Caso a quantia não seja suficiente para cobrir toda a dívida, o pagamento parcial já é válido e dá uma aliviada para o próximo ano.

2. Faça uma viagem

Com um salário a mais e disposição para viajar, é possível tirar uns dias de férias para conhecer um lugar novo. O final de ano marcado pelo verão no hemisfério sul e inverno no hemisfério norte cria alternativas de passeio para todos os gostos.

Seja na praia ou na neve, você poderá usar o dinheiro extra para descansar e voltar ao trabalho com as energias renovadas.

3. Tire aquela vontade do papel

Está de olho há muito tempo em um novo celular ou precisa urgentemente trocar a televisão? Aproveite a gratificação natalina para se presentear.

Já que esse dinheiro é pago geralmente nos dois últimos meses do ano, a proximidade com o Natal pode te incentivar a comprar aquele item que você passou o ano inteiro desejando, mas que o orçamento apertado não permitiu.

4. Faça um curso

Se você sempre desejou aprender francês, ser um especialista em vinhos ou o mestre-cuca do grupo de amigos, por exemplo, o dinheiro extra pode ser um motivo para colocar o plano em ação.

Aproveite para pesquisar as oportunidades e começar o ano cheio de novos conhecimentos.

5. Invista

Para quem já tem uma reserva para os gastos de fim de ano e pretende dar outro fim para o décimo terceiro, fazer um investimento é uma ótima alternativa. Com opções variadas que vão desde a compra de títulos públicos até a aquisição de ações, a aplicação do dinheiro extra pode gerar rendimentos que aumentarão ainda mais suas economias.

Assim, projetos maiores como comprar um novo carro ou trocar de apartamento podem ficar mais próximos. A partir dos prazos dos diversos investimentos e da disponibilidade de cada pessoa, é possível escolher opções que se adequem mais ao seu perfil e te deem bons retornos.

Agora é só escolher a melhor alternativa e desfrutar do décimo terceiro merecido depois de um ano trabalhado. Não se esqueça de compartilhar esse post e ajudar os colegas do trabalho a utilizar o décimo terceiro da forma mais produtiva possível.