4 dicas para organizar finanças pessoais e alcançar seus objetivos

O início do ano é o melhor momento para organizar finanças pessoais e estipular metas. Assim, controlar a sua vida financeira fará com que você tenha mais disciplina e maiores chances de realizar os seus objetivos e sonhos.

Para que a sua relação com o dinheiro seja de amor e não ódio, preparamos 4 dicas de como organizar finanças pessoais. Confira!

1. Anote todos os gastos e receitas

A melhor maneira de ter uma ampla visão e controle da sua vida financeira é registrar todos os seus gastos e ganhos. Faça isso mensalmente em uma planilha que você pode facilmente fazer o download pela internet ou criar uma de acordo com as suas necessidades.

Foi ao supermercado? Anote o quanto gastou, o dia e a forma de pagamento. Precisou ir ao médico? Pagou os gastos residenciais? O salário caiu? Anote tudo. Dessa maneira você terá uma noção de quanto virá a fatura do seu cartão de crédito, quais gastos são necessários e quais são dispensáveis.

2. Defina as prioridades e corte gastos desnecessários

Para começar a organizar finanças pessoais, analise o que é gasto fixo, o que é prioridade e quais são os gastos totalmente dispensáveis. Os gastos fixos são aqueles que você paga todo mês, ou seja, água, luz, telefone, internet, despesas do carro e de supermercado.

Já os gastos que não são necessários podem ser as saídas em dias de semana e o grande número de vezes que você come fora de casa. Os gastos dispensáveis podem parecer pequenos, mas no fim do mês e do ano fazem uma grande diferença no seu orçamento. Assim, veja onde é possível economizar e comprometa-se com esse hábito.

3. Tenha o hábito de poupar

O maior erro na hora de administrar o seu dinheiro é ter o pensamento de que você pode gastar toda a sua receita. Não é por que você recebe o valor X mensalmente que é aconselhável gastá-lo em sua totalidade.

Para isso, aprenda e crie o hábito de poupar dinheiro. Faça uma espécie de poupança e guarde uma parcela do seu salário. Com esse dinheiro você estará preparado para qualquer tipo de emergência sem precisar desfalcar o seu orçamento.

4. Aprenda a investir

É fato que os brasileiros não têm a cultura de fazer investimentos. No entanto, esse tipo de atividade pode lhe dar ótimos rendimentos futuros. Assim, pesquise e procure entender sobre investimentos e, sempre que possível, realize-os. Existem diversas opções para quem está iniciando no mundo das aplicações.

Você pode optar pelo CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e até mesmo o LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Pesquise, busque informações, descubra e defina qual é o seu perfil como investidor e, a partir daí será possível definir qual é o melhor investimento para as suas necessidades e condições financeiras.

Organizar finanças pessoais pode ser mais fácil do que você imagina. Ao começar a criar bons hábitos para controlar e administrar o seu orçamento você verá que em pouco tempo eles já se tornarão parte da sua rotina.

Quer receber nossas dicas e conteúdos? Assine a nossa newsletter!