Comprar ou alugar imóvel: qual o melhor investimento?

Com certeza, em algum momento da sua vida, você se deparou com esta dúvida: comprar ou alugar imóvel? Qual o melhor investimento? Essa é uma questão que precisa ser analisada a fundo, pois os dois casos possuem as suas vantagens, basta você analisar para saber qual é o ideal para você.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender quais são as vantagens de investir na locação ou na compra do imóvel e quais os riscos que cada um apresenta usando o conceito de custo de oportunidade. Acompanhe!

Vantagens de alugar um imóvel

Há quem acredita que alugar um imóvel é “jogar dinheiro fora”, porém, existem algumas vantagens que vão contra esse argumento e mostram o quanto é benéfico alugar um imóvel. Conheça algumas delas:

Custo de manutenção

O responsável pelos custos de manutenção do imóvel vai ser sempre o proprietário. Então, se porventura aparecer alguma goteira na casa, problemas com tubulação, elétrica ou qualquer outra coisa do gênero, você comunica o proprietário e é ele quem resolve o problema, sem descontar nas mensalidades do seu aluguel, é claro.

Maior mobilidade

Essa vantagem é para aquelas pessoas que necessitam se mudar constantemente. Em imóveis alugados, você tem uma facilidade maior de deixar o imóvel, isso acontece porque os contratos de locação possuem um prazo de curta duração e você só renova se quiser.

Baixo risco

Para aqueles que ainda não possuem uma estabilidade financeira, o aluguel é a melhor opção. Pois, se você tiver dificuldades em efetuar o pagamento do seu aluguel, você pode escolher outro lugar para morar, com um custo mais baixo.

Vantagens de comprar um imóvel

Apesar da crise que nosso país vive, muitas pessoas ainda apostam na compra de imóveis, uma vez que essa aquisição nos proporcionam várias garantias, tais como:

Valorização do patrimônio

Essa é uma das grandes vantagens, pois em poucos anos, já se pode observar uma grande valorização do imóvel.

Isso acontece porque o imóvel é algo que todos necessitam, se você não comprar um imóvel enquanto é jovem, vai chegar um momento em sua vida que a aquisição de uma propriedade vai se tornar indispensável.

Possibilidade de reformas

Poder realizar as reformas que quiser é algo muito bom, além de sofisticar o seu patrimônio, você não gastará o seu dinheiro para valorizar o patrimônio de outra pessoa, não é mesmo?

Se a família aumenta, você pode construir outra peça, ou então, se os filhos casam e vão embora, você pode transformar aquele quarto em um outro ambiente mais conveniente.

Patrimônio familiar

A principal vantagem em comprar um imóvel é que ele se torna um patrimônio familiar. Mesmo com a sua ausência, o imóvel pode permanecer na sua família por gerações. Isso é algo que traz segurança e conforto, pois ele é um bem que não pode ser tomado.

Comprar ou alugar imóvel – Principais riscos

Usando o conceito de custo de oportunidade, se você possui o dinheiro para comprar o imóvel à vista, existe o risco de ser mais vantajoso usar esse dinheiro em um investimento de baixo risco, que possa te dar um retorno mensal suficiente para pagar o seu aluguel e multiplicar o seu montante.

Agora, se você não possui dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista e por esse motivo você decidir alugar, existe o risco de você perder a oportunidade de financiar um imóvel, pois com o dinheiro do aluguel, você pode pagar um financiamento de um imóvel que vai ser seu para o resto da vida, independentemente do tempo que vai levar para você quitá-lo. Além disso, enquanto você paga um financiamento, o seu imóvel vai se valorizar com o passar dos anos.

Com base nas informações expostas neste artigo, você simplesmente precisa analisar a sua situação financeira e decidir se comprar ou alugar imóvel é vantajoso ou não para você.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o nas redes sociais e deixe seus amigos mais informados sobre o tema!